Tão importante para a nossa saúde quanto a nossa higiene pessoal, é cuidar também dos aparelhos CPAP e dos diferentes tipos de acessórios que podem acompanhar o tratamento.
Os itens que fazem parte da sua terapia do sono, bem como máscaras, a traqueia e os reservatórios de água que acompanham o umidificador podem acumular fungos e bactérias com o uso constante, fazendo necessária uma limpeza periódica para que estejam sempre limpos.
Por quais motivos devo limpar o CPAP
Com o acúmulo de organismos que podem causar alergias respiratórias, o tratamento para apneia do sono e ronco podem ser prejudicados, podendo reduzir a eficácia do uso de CPAPs e BiPAPs. Durante o tratamento com aparelhos e acessórios mal higienizados, constantes espirros, coriza e desconforto podem atrapalhar o uso e a adaptação.
Como fazer a limpeza
Mantendo uma rotina de limpeza adequada, você garante um tratamento seguro, eficaz. Os cuidados também permitem que a vida útil dos seus produtos se prolongue. Confira, na tabela que preparamos para você, alguns cuidados essenciais para você higienizar da forma correta os aparelhos e acessórios para CPAP.