apneia-do-sono-diabetes

APNEIA DO SONO E DIABETES: QUAL É A RELAÇÃO?

Você já imaginou que a apneia do sono e diabetes podem estar diretamente relacionadas? Estimativas da Organização Mundial da Saúde (OMS) apontam que a incidência da diabetes aumentou 61,8% em 10 anos no país. Vários fatores desempenham papel importante para este crescimento, como obesidade, sedentarismo, alimentação inadequada, e também, a qualidade do sono.

Para quem tem apneia do sono, o risco pode ser ainda maior: uma noite mal dormida aumenta o nível de cortisol, hormônio responsável por controlar o nível de açúcar no sangue. Confira alguns impactos que a diabetes e a apneia não tratadas podem ter em sua saúde!

Apneia do sono e diabetes: fatores comuns

Apesar de serem distúrbios completamente diferentes, a apneia do sono e a diabetes têm muitas características clínicas em comum. Um dos principais fatores comuns é a obesidade, que gera malefícios para a saúde, principalmente quando está aliada ao sedentarismo e má alimentação.

apneia do sono, por si só, não justifica a causa exata da diabetes. Mas o fisioterapeuta Clêdisson Souza explica que a apneia do sono provoca a baixa qualidade do sono e uma anormalidade metabólica. Ela leva o organismo aumentar a produção de hormônios que são resistentes à insulina, o que colabora para a diabetes.

Além disso, estudos apontam que o aumento da idade, resistência à insulina, hipertensão e maior incidência no sexo masculino também são características em comum entre as doenças. “Quem dorme mal tem mais chances de desenvolver diabetes, pois os níveis de cortisol sobem e dificultam a ação da insulina, aumentando a glicemia e, consequentemente, o risco de diabetes”, explicou.

Qual é o tratamento indicado?

Existem tratamentos específicos para cada tipo de distúrbio, e é necessário um diagnóstico aprofundado para saber as causas. No geral, a diabetes deve ser tratada por meio do controle do nível de açúcar no sangue, com dietas, medicamentos orais ou aplicação de insulina. Também é necessário realizar exames regularmente para verificar a presença de complicações.

Já no caso da apneia do sono, o tratamento mais indicado é o uso de aparelho CPAP, que gera um fluxo de ar para o usuário. “É um tratamento muito eficiente para a apneia obstrutiva do sono, pois ele oferece benefícios imediatos para a saúde e qualidade de vida”

apneia-do-sono-diabetes2

Fonte: Cpaps